RELAÇÃO
INTERPESSOAL & SUSTENTABILIDE EMPRESARIAL
O
conceito de sustentabilidade está intimamente relacionado com o da
responsabilidade social das empresas. Além disso, esse conceito normalmente
adquire contornos de vantagem competitiva. Uma
consciência sustentável, por parte das empresas, pode significar uma vantagem
competitiva, se integrar uma estratégia única da organização.
Esta estratégia esta ligada ao desenvolvimento das relações
interpessoais dentro do ambiente de trabalho, essa relação se tornará
existencial para que os indivíduos possam alcançar uma integração real e um
rendimento efetivo, podendo influir no
comportamento das pessoas e, por conseguinte influenciar nas relações interpessoais
que por conseqüência poderá afetar o progresso e os resultados das empresas em
todos os sentidos. Esse desenvolvimento pode ser planejado para atender
objetivos tanto individuais como grupais.
Vivemos numa
“bolha de vida” e tudo o que se faz aqui reflete obrigatoriamente em toda parte,
a sucessão de ocorrências catastróficas ligadas ao clima e ao meio ambiente,
constantemente atacados pelo nosso modo de vida acabaram forçando a humanidade
a repensar sua forma de se relacionar com o planeta. Isso ajudou muito a criar
e fomentar uma consciência planetária de que algo deve mudar.
Da mesma forma e cada vez mais, essa massa consumidora chamada
humanidade, representa uma pressão constante sobre as empresas e suas práticas
de produção e de prestação de serviços.
Isso é muito positivo, pois cria nas empresas a necessidade de adaptarem seus procedimentos ou de mudarem sua forma de agir de maneira drástica e rápida; sob pena de verem suas vendas e seus lucros caírem vertiginosamente de forma perigosa e arriscada.
Isso é muito positivo, pois cria nas empresas a necessidade de adaptarem seus procedimentos ou de mudarem sua forma de agir de maneira drástica e rápida; sob pena de verem suas vendas e seus lucros caírem vertiginosamente de forma perigosa e arriscada.
Esse “novo comportamento” acabou recebendo o nome de sustentabilidade
empresarial. A partir daí, as empresas acabaram definindo um conjunto de
práticas que procuram demonstrar o seu respeito e a sua preocupação com as
condições do ambiente e da sociedade em que estão inseridas ou aonde atuam.
Para que as empresas consigam ter
sucesso, seu ambiente e seu ecossistema devem prosperar o que torna a empresa
corresponsável por este processo, juntamente com os seus funcionários,
governos, meios acadêmicos, ONGs e os próprios cidadãos.
Sustentabilidade Empresarial passou a ser mais que um conceito importante. De fato, passou a ser um vetor determinante no sucesso das empresas, seja por estimular sua capacidade de interagir com seu ecossistema e gerar ganhos para ambas as partes, seja por sua importância na construção de sua reputação e credibilidade a partir de questões como transparência, ética, cidadania corporativa e responsabilidade social empresarial.
Antes de tudo, Sustentabilidade Empresarial se refere a uma forma de conduzir as atividades empresariais. Ser, pensar, decidir e agir de forma sustentável requer um processo de entendimento, negociação e integração construtiva entre todos os agentes de relacionamento de uma empresa ao olhar dos princípios e valores da própria empresa e de sua ética.
Sustentabilidade Empresarial passou a ser mais que um conceito importante. De fato, passou a ser um vetor determinante no sucesso das empresas, seja por estimular sua capacidade de interagir com seu ecossistema e gerar ganhos para ambas as partes, seja por sua importância na construção de sua reputação e credibilidade a partir de questões como transparência, ética, cidadania corporativa e responsabilidade social empresarial.
Antes de tudo, Sustentabilidade Empresarial se refere a uma forma de conduzir as atividades empresariais. Ser, pensar, decidir e agir de forma sustentável requer um processo de entendimento, negociação e integração construtiva entre todos os agentes de relacionamento de uma empresa ao olhar dos princípios e valores da própria empresa e de sua ética.
A Sustentabilidade Empresarial começa em
nós mesmos e nosso comprometimento com as práticas e políticas que aplicamos
para direcionar nosso comportamento pessoal e corporativo. Esse posicionamento e atitude criam os
fundamentos sobre os quais podemos estruturar nossas decisões, impulsionar
inovações e permitir a gestão efetiva de nossas atividades. Nossa principal meta deve ser a de ter
sustentabilidade empresarial como parte intrínseca de nossas estratégias de
longo prazo, um investimento inteligente criando vantagens competitivas e
ajudando nossas empresas a atingir um crescimento sustentável e lucrativo.
Texto
·
Sites:
Imagem
http://www.google.com/imgres?um=1&hl=pt-PT&sa=N&tbo=d&biw=1366&bih=624&tbm=isch&tbnid=Eyhkur7n8S85WM:&imgrefurl=http://brasilfashionnews.blogspot.com/2011_11_01_archive.html&docid=yhC5IbicgWdLyM&imgurl=http://lh6.ggpht.com/-_r9lrHCDRCs/TtX8eiRGpjI/AAAAAAACgTY/X-7kTQlloHY/untitled_thumb.png&w=404&h=270&ei=3EGuUKe_CIX29gTIyIHoDA&zoom=1&iact=rc&dur=143&sig=103665052922074652655&page=2&tbnh=136&tbnw=198&start=25&ndsp=29&ved=1t:429,r:33,s:0,i:189&tx=143&ty=37
Fiquei interessado com o resumo. Gostaria de ver o texto completo. Vocês podem publicar aquiw
ResponderExcluir